Todos os Destinos
Todos os Destinos
GUARAPARI
ESPÍRITO SANTO - BRASIL
Publicidade
 
GUARAPARI!
Com mais de vinte praias e bons locais de mergulho, Guarapari figura entre os destinos mais importan
Home » Destinos » BRASIL » ESPÍRITO SANTO » GUARAPARI
Conheça o Destino Sobre Cidade
Sobre a Cidade
Acesso
Onde me Hospedar?
Gastronomia
Pontos Turísticos
Comprinhas
Curiosidades
Informações e Utilidades
Praias
Fotos e Videos
Localização
Previsão do Tempo
Publicidade
GUARAPARI ! Fonte:
Com mais de vinte praias e bons locais de mergulho, Guarapari figura entre os destinos mais importan PMF/Uol Viagens/ Wikipédia/ Guia 4 Rodas
GUARAPARI

A cidade de Guarapari tem sua origem ainda no século 16, quando o padre José de Anchieta percorreu a Capitania do Espírito Santo com o intuito de formar novas aldeias que serviriam como base para a catequese dos índios goitacazes. A fundação ocorreu em 1585, quando Anchieta determinou a construção de uma capela para abrigar padres em missão. O nome escolhido foi Aldeia do Rio Verde ou Santa Maria de Guaraparim.


Em 1891, Guarapari deixou de ser vila para se tornar um município. Ainda assim, isto não garantiu o desenvolvimento imediato da cidade, que era de difícil acesso e contava com algumas centenas de construções rudimentares até o início do século 20. O destino do lugar mudou radicalmente a partir dos anos 1960, quando se propagaram as informações de que as areias da região possuíam um grau de radioatividade com efeitos terapêuticos. A areia preta, ou monazítica, passou a ser utilizada então como tratamento alternativo de reumatismo, artrite, alergia, problemas gástricos e digestivos, além de vários outros --mesmo sem comprovação científica adequada.

Logo a "Cidade Saúde" passou a receber um grande fluxo de visitantes e moradores em potencial de todos os cantos do Brasil e do mundo, ganhando grande impulso para o desenvolvimento. Hoje o município conta com cerca de cem mil habitantes e é um dos destinos turísticos mais importantes do Espírito Santo, referência em shows, festas e eventos no verão.


Na alta temporada, suas ruas e praias ficam lotadas de turistas --principalmente originados de Minas Gerais-- e sua população quase triplica, impulsionando a economia local e toda a indústria de turismo do Estado. Tal inchaço tem também seus inconvenientes, evidenciando alguns problemas estruturais e logísticos, como falta de água em determinadas regiões e grandes congestionamentos.

Embora possua distritos em regiões serranas do Estado, o ponto alto de Guarapari é seu litoral. São mais de vinte praias com características bastante peculiares, muitas ideais para práticas esportivas. A praia D´Ulé e a de Setibão são algumas das escolhidas pelos surfistas devido às altas ondas e menor número de banhistas. Já as Ilhas Rasas e as Três Ilhas, por exemplo, são pontos de mergulhadores, assim como os famosos naufrágios capixabas --dos navios Bellucia e Victory-- que atraem esportistas sedentos pela exploração das estruturas e observação da grande diversidade marinha do local, uma das maiores do país. 

Ao longo da costa há grande variedade de espécies nativas da mata atlântica e vegetação de restinga, além de animais silvestres, como corujas e ouriços, muitos protegidos pelos limites do Parque Estadual Paulo César Vinha, que recebe não só turistas, mas também pesquisadores. O Parque Morro da Pescaria é outro ponto de preservação que recebe visitas e conta com mirantes para apreciação da cidade e do canal.

A culinária local e o artesanato são boas amostras da cultura capixaba. É essencial provar a moqueca capixaba (que ao contrário da baiana não recebe dendê ou leite de coco), a caranguejada e a Torta Capixaba (preparada com palmito, bacalhau, camarão e siri, entre outros frutos do mar). Várias bancas e lojas ao longo das estradas vendem panelas de barro, peças entalhadas de madeira e objetos feitos com vime e taquara.

Pela localização, praias como a do Morro, Castanheiras e Areia Preta ficam cheias sempre, graças aos seus arredores que concentram grande número de estabelecimentos comerciais como restaurantes, bares, farmácias, bancos, postos de gasolina e supermercados. São lugares ideais para aqueles que desejam ficar perto de tudo, ainda mais no verão, quando o trânsito se torna caótico.

A região de Nova Guarapari, também chamada de Enseada Azul, foi tomada ao logo dos anos por residências de veraneio e se tornou um dos locais mais badalados do Estado durante a alta temporada. Suas praias, especialmente a Bacutia, são palcos de eventos e constantemente recebem visitas de celebridades e jovens de alto poder aquisitivo. Meaípe é outra localidade bastante frequentada pela juventude em busca de festas e badalação, mas consegue manter sua tradição com alguns dos pontos gastronômicos mais famosos do Espírito Santo e praia tranquila.

 

Fonte UOL Viagem


ALBUM DE FOTOS
 

 

INSTITUCIONAL
Home
Agências
Sobre
Politica de Privacidade
Fale Conosco
SERVIÇOS
Hotel ou Serviço
Divulgação para Agências
Anuncie
 
 
DESTINOS
CARAVELAS
SANTARÉM
PORTO VELHO
FOZ DO IGUAÇU
PORTO SEGURO
ARACAJU
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Esoviajar - Qual destino você quer conhecer hoje? Todos os Direitos Reservados 2017.