Todos os Destinos
Todos os Destinos
FORTALEZA
CEARÁ - BRASIL
Publicidade
 
FORTALEZA!
Terra do Sol, é considerada um verdadeiro espetáculo de praias paradísicas e beleza naturais !
Home » Destinos » BRASIL » CEARÁ » FORTALEZA
Conheça o Destino Sobre Cidade
Sobre a Cidade
Acesso
Onde me Hospedar?
Gastronomia
Pontos Turísticos
Comprinhas
Curiosidades
Informações e Utilidades
Praias
Fotos e Videos
Localização
Previsão do Tempo
Publicidade
FORTALEZA ! Fonte:
Terra do Sol, é considerada um verdadeiro espetáculo de praias paradísicas e beleza naturais ! PMF/Uol Viagens/ Wikipédia/ Guia 4 Rodas
FORTALEZA

Faz tempo que Fortaleza firmou-se como um grande polo turístico do Nordeste. A capital do Ceará oferece de bandeja aos visitantes - bandeja decorada com toalhinha de renda - boa parte dos ingredientes indispensáveis para férias divertidas na costa brasileira: sol, calor humano, vista para o mar, rede hoteleira eficiente e um listão de atrações culturais em museus e casas de espetáculos. O ponto alto é a vida noturna, animada de segunda a domingo. O forró toma os palcos e as pistas de megadanceterias, mas também a MPB, o samba, o rock, o pagode e a música eletrônica sacodem o corpo, bronzeado ou não, de moradores e visitantes.


O mapa desenha uma cidade grande, com espigões, hotéis na orla e 2,5 milhões de habitantes. A rotina dos turistas se volta para o mar, para as praias de Iracema, Meireles e Mucuripe, esta pontilhada de jangadas e de todos os tamanhos de embarcações, na ponta direita, próxima do Iate Clube e do Cais do Porto. Diante da avenida Beira-Mar, as praias principais ligam-se por calçadões que são praticamente um parque de diversões: tem mirantes para ver surfistas e jangadeiros, praças com jardins tropicais à sombra de coqueiros, esculturas, quadras de esporte, centros gastronômicos completos e uma feira de artesanato com centenas de expositores. O calçadão também é fonte permanente de brisa, de sorvete e de água de coco, itens de sobrevivência no calor cercado de asfalto e concreto armado de Fortaleza.

A cultura dos índios, mesclada com as tradições portuguesas dos colonizadores, mostra a sua força em duas marcas valiosas do Ceará, que são o artesanato e a gastronomia. Ambos movem a economia do Estado. A Central de Artesanato (CeArt) elenca dezenas de tipologias artesanais que caracterizam a produção das diferentes regiões . Em Fortaleza, nas feiras, lojas de shoppings, Mercado Central e Centro de Turismo, é possível comprar peças de argila e palha, tecidos bordados a mão ou a máquina, crochê, tecelagem, trançados, pinturas, objetos de couro, cerâmica, madeira e metal, flora regional, rendas de bilro, labirinto, filé e renascença.

Num Estado com 573 km de litoral e todos os tipos de praias, das urbanas às desertas, os peixes e frutos do mar são o carro-chefe da culinária. O Ceará exporta lagostas, cuja exploração em grande escala chega a ameaçar a reprodução do crustáceo. O caranguejo merece até uma data especial da semana para o seu consumo: a quinta-feira , "noite da caranguejada" na Praia do Futuro e em outros pontos da cidade. Os cardápios sempre trazem versões de siri, e entre os peixes mais servidos estão o pargo, o robalo e o badejo. Frutas típicas como caju e ingredientes do sertão como carne-de-sol, cabrito e macaxeira também ajudam a compor as receitas litorâneas, com resultados surpreendentes. Turistas em busca de emoções fortes podem experimentar um tipo exótico de tapioca que mistura carne-de-sol desfiada com farelo de rapadura.

Fortaleza deve seu nome a uma fortaleza mesmo, o Forte Schoonenborch, erguido com engenharia holandesa e rebatizado de Forte de Nossa Senhora da Assunção em 1654, já com os holandeses expulsos pelos portugueses no Brasil Colônia. Localizado no Centro da cidade, próximo da Catedral Metropolitana e do Passeio Público, o monumento está aberto para visitação, ponto de partida para um roteiro histórico.

Outros arredores que valem a visita de dia inteiro, de ônibus, carro alugado ou passeio de agências, são Morro Branco, Cumbuco e Canoa Quebrada. Quem dispõe de mais tempo pode espichar a viagem até lugares míticos como a Juazeiro do Norte de padre Cícero ou uma praia famosa onde, todas as tardes, vários sotaques do país e do mundo se encontram no alto da duna para aplaudir o pôr-do-sol. De Fortaleza e de outras cidades do Ceará partem veículos com essa palavra mágica no letreiro: Jericoacoara.

Fonte: Uol Viagens


ALBUM DE FOTOS
 

 

INSTITUCIONAL
Home
Agências
Sobre
Politica de Privacidade
Fale Conosco
SERVIÇOS
Hotel ou Serviço
Divulgação para Agências
Anuncie
 
 
DESTINOS
CURITIBA
GUARULHOS
ILHA DE BOIPEBA
PORTO DE GALINHAS
BELÉM
CABO DE SANTO AGOSTINHO
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Esoviajar - Qual destino você quer conhecer hoje? Todos os Direitos Reservados 2017.