Todos os Destinos
Todos os Destinos
ILHÉUS
BAHIA - BRASIL
Publicidade
 
ILHÉUS!
O maior balneário da Bahia e a terra de ´Gabriela, Cravo e Canela´
Home » Destinos » BRASIL » BAHIA » ILHÉUS
Conheça o Destino Sobre Cidade
Sobre a Cidade
Acesso
Onde me Hospedar?
Gastronomia
Pontos Turísticos
Comprinhas
Curiosidades
Informações e Utilidades
Praias
Fotos e Videos
Localização
Previsão do Tempo
Publicidade
ILHÉUS ! Fonte:
O maior balneário da Bahia e a terra de ´Gabriela, Cravo e Canela´ PMF/Uol Viagens/ Wikipédia/ Guia 4 Rodas
ILHÉUS

O mar azul turquesa ilude o marinheiro de primeira viagem. Ao contrário do que fazem supor seus 84 km de praias, Ilhéus não é apenas o maior balneário da Bahia, embora por si só isso já bastasse em se tratando de Bahia, Estado que tem a mais extensa costa do país.

Fincada em uma região de mata atlântica preservada, a 450 quilômetros ao sul de Salvador, a terra do chocolate guarda em cada prédio, monumento ou esquina um pouco da história de uma terra que viveu seu auge e decadência na primeira metade do século passado com a cultura do cacau. Uma história que foi eternizada pela obra de Jorge Amado.

Poucas personalidades representam tanto para a sua terra natal quanto Jorge Amado significa para a "cidade romance do Brasil". Não bastasse o aeroporto -ponto de chegada para visitantes de Itacaré, Canavieiras, Una e Baía de Camamu-, o escritor dá nome a um quarteirão inteiro do centro de Ilhéus. É lá que ficam as maiores atrações culturais, como a própria Casa de Cultura Jorge Amado, antigo palacete doado em vida para o município, a Casa dos Artistas e o Cine Teatro.

Os personagens de Jorge Amado também batizaram inúmeras barracas de praia, restaurantes e pousadas. Gabriela e Nacib, por exemplo, estão imortalizados em pinturas estampadas nas paredes do bar Vesúvio, reduto da boemia que oferece o melhor quibe da cidade. As iniciais do padrinho do casal, Tonico Bastos, cujo nome verdadeiro é Antônio Pessoa, permanecem gravadas no alto do prédio onde mantinha o seu cartório, na praça Rui Barbosa. 

Do outro lado da praça fica o Palacete Misael Tavares, que com suas 70 fazendas de cacau chegou a ostentar a condição de maior produtor da fruta em todo o mundo. Tavares era tão rico que mandou pavimentar a rua Antônio Lavigne de Lemos com pedras de cobalto -que até hoje enfeitam o local- para que sua filha não sujasse o vestido de noiva no chão de terra batida. 

O coronel justificou a extravagância alegando que a intenção era urbanizar o caminho entre a Igreja Matriz, construída em 1556 -na época a localidade funcionava como sede da capitânia hereditária de São Jorge dos Ilhéus-, e a catedral de São Sebastião, majestosa construção em estilo neoclássicocujas obras começaram em 1931 e terminaram apenas em 1967. 

Outros monumentos históricos que valem a pena ser visitados no centro de Ilhéus são o imponentePalácio do Paranaguá, atual sede da prefeitura, e a Associação Comercial, que fica na praça J.J. Seabra. Próximo ao antigo porto da cidade, o visitante vai se deparar com o Ilhéus Hotel, que teve a primazia de ser a primeira edificação do Norte Nordeste com elevador. O equipamento data de 1930 e está em pleno funcionamento. 

Subindo em direção ao bairro da Conquista, encontram-se os dois mais interessantes pontos de observação da cidade. A primeira parada para as fotos é em frente às torres das emissoras de TV, de onde se pode avistar todo o bairro do Pontal, área mais badalada da cidade, a ponte Lomanto Júnior, e o antigo porto. Mais adiante chega-se ao Alto da Piedade, que permite visão panorâmica do Porto do Malhado -ponto de parada obrigatória para os principais navios de cruzeiro-, e também da avenida Soares Lopes -primeiro médico negro de Ilhéus-, onde ocorrem os desfiles de Carnaval. Dali também podem ser avistadas as ilhotas que deram origem ao nome da cidade.

Atrás do mirante fica o Palácio Epicospal. A antiga morada dos bispos foi construída em 1928 com os degraus da entrada entalhados em mármore de carrara. A poucos metros, está o Instituto Nossa Senhora da Piedade, que abriga um colégio das irmãs ursulinas e a monumental igreja de Nossa Senhora da Piedade, obra em estilo neogótico. A construção do instituto foi um marco não só para a arquitetura, mas para os costumes da região, ao prover às filhas dos coronéis do cacau o acesso à educação formal pela primeira vez.

Fonte Uol Viagens


ALBUM DE FOTOS
 

 

INSTITUCIONAL
Home
Agências
Sobre
Politica de Privacidade
Fale Conosco
SERVIÇOS
Hotel ou Serviço
Divulgação para Agências
Anuncie
 
 
DESTINOS
PETRÓPOLIS
PIRENÓPOLIS
CABO DE SANTO AGOSTINHO
CIDADE DE GOIÁS
CHAPADA DIAMANTINA
VALE DOS VINHEDOS
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Esoviajar - Qual destino você quer conhecer hoje? Todos os Direitos Reservados 2017.